terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Borboletas na Fantasia e na Física


Que incrível, como sempre procuramos inspiração na natureza para passar as mais diversas lições humanas. As fábulas possuem esse incrível poder, sempre com alguma lição, ou alguma "moral" para nos passar. Há, então, A Fábula das Borboletas, onde conta a história de um homem que ajudou uma borboleta que não conseguira sair por seu próprio esforço de seu casulo e viveu toda sua vida rastejando com as asas atrofiadas... É pois é, nem sempre é para ajudarmos aqueles que estão perto da gente com problemas, pois quer queira quer não essa pessoa precisa superar aquilo através do próprio esforço.
É incrível como um pequeno elemento da natureza, como a borboleta, pode ao mesmo tempo ensinar essa lição e servir de inspiração para passarmos conhecimento.
(Já deu para entender, né? Vou entrar em algumas teorias agora...)
Pois bem, cá está novamente essa pequena criatura nos ensinando e nos ajudando a ensinar atravé de seus movimentos e corpo.
Entramos então no campo de estudo do Dr. Edward Lorenz, o Efeito Borboleta. Coloca-se que o dito cujo é o início para a Teoria do Caos, onde o simples bater de asas de uma borboleta no oceano possa causar um tufão do outro lado do mundo. No entanto isso não é verdadeiro, assim, ao pé da letra, mas sim em seu sentido figurado, onde pequenos detalhes podem ter um desfecho incrível. Nesse caso os eventos seriam caóticos que depois de uma análise gráfica e padronizada resultaria numa imagem como a de cima, parecida com as asas de uma borboleta.
Bom, o que dizem, que o exemplo acima posto, na realidade tem fundamentos reais, onde um pequeno deslocamento de ar no Pacífico poderia causar maiores desdobramentos para a direção em que esse ar estivesse se deslocando e através de medições meteorológicas e outras coisas do gênero, além de outros sinais demosntrãndo uma sequenciação de fatos, poderia ser previsto com cálculos e tudo mais o lugar em que possíveis eventos caóticos fossem ocorrer. Outro ponto que poderia entrar, entrando a borboleta, é que a luz refletida das asas de várias borboletas no meio de um oceano poderia causar a alteração de quantidade de luz refletida sobre o oceano e assim causando modificações em suas correntes e tudo o mais.
Portanto, cuidado com esses pequenos seres eles são belos, frágeis, mas não são fracos não!

Esse post será acrescido mais tarde, tanto de mais informações quanto as fontes utilizadas para nutrir os conhecimentos da escritora!
Bjus, bjus
A gente se vê semana que vêm com um pouco mais de informações sobre essa linda criatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário